terça-feira, 29 de março de 2011

Gabriel....Um aninho....



("O que é um menino?" - Alan Beck)


Entre a inocência da infância e a compostura da maturidade há uma deliciosa criatura chamada menino. Embora se apresentem em tamanhos, pesos e cores sortidos, todos os meninos tem o mesmo credo: aproveitar cada segundo de cada minuto de todas as horas de todos os dias e protestar ruidosamente - o barulho é sua única arma - quando seu último minuto é decretado e os adultos o empacotam e metem na cama.

Meninos são encontrados em todas as partes: em cima de, embaixo de, subindo em, balançando-se no, correndo em volta de, pulando para. As mães os adoram, as meninas os odeiam, irmãos e irmãs mais velhos os suportam, adultos os ignoram, o céu os protege. Um menino é a Verdade com o rosto sujo, a Beleza com um corte no dedo, a Sabedoria com um chiclete no cabelo, a Esperança do futuro com uma rã no bolso.

Quando você está ocupado, um menino é uma conversa fiada, intrometido e amolante. Quando você deseja que ele cause boa impressão, seu cérebro vira geléia, ou ele se transforma em uma criatura sádica e selvagem empenhada em desmontar o mundo ao seu redor.

Um menino é um híbrido: o apetite de um cavalo, a disposição de um engole-espadas, a energia de uma bomba atômica de bolso, a curiosidade de um gato, os pulmões de um ditador, a imaginação de um Júlio Verne, o retraimento de uma violeta, o entusiasmo de um bombeiro e quando se mete a fazer alguma coisa é como se tivesse cinco polegares em cada mão.

Gosta de sorvete, de canivete, serrote, pedaços de pau, água (no seu habitat natural), bichos grandes, Papai, sábados, domingos e feriados, mangueiras de água.

Não é partidário do catecismo, escolas, livros sem figuras, lições de música, colarinhos, barbeiros, meninas, agasalhos, adultos e hora de dormir. Ninguém se levanta tão cedo, nem chega tão tarde para o jantar.

Ninguém se diverte tanto com árvores, cachorros e mosquitos. Ninguém é capaz de meter num único bolso um canivete enferrujado, uma maçã comida pela metade, um metro e meio de barbante, um saco de matéria plástica, duas pastilhas de chiclete, três notas de um Real, um estilingue e um fragmento de "substância ignorada".

Um menino é uma criatura mágica: você pode mantê-lo fora de seu escritório, mas não pode expulsá-lo de seu coração. Pode pô-lo para fora da sala de visitas mas não pode tirá-lo de sua mente.

Queira ou não, ele é o seu captor, seu carcereiro, seu dono, seu patrão, um cara sarapintado, um nanico, um mata-gatos, um pacote de encrenca. Mas quando à noite você chega em casa, com suas esperanças e seus sonhos reduzidos a pedaços, ele possui a magia de soldá-los em um segundo, pronunciando duas palavras somente: "Oi Papai" ".


Dedico esse delicioso texto, tirado do blog "Sim, Mademoiselle" da Yanne, ao meu querido neto Gabriel.

8 comentários:

Bereida disse...

precioso..
buen dia

Anônimo disse...

Muito bom esse texto...

Betty Gaeta disse...

Oi Maria Alice,
Amei a caixinha do Gabriel! Vai ser uma lembraça para os convidados não esquecerem mais da festa.
Bjkas e uma terça-feira maravilhosa para vc.

www.gosto-disto.com

♥ Lila ♥ disse...

Olá amiga, quanto tempo. Ando meio atarefada sem tempo de visitar pessoas queridas, mas sempre que posso estou por aqui vendo as coisas lindas que você faz.
Amei o poema e achei a cara do meu pequeno também.
Um enorme abra;co,
Lila

Talyzie Yanne Passos disse...

Oi Maria Alice,

Queria te agradecer a visitinha e as palavras ccarinhosas. E desejo toda a felicidade do mundo para o seu anjo e neto, Gabriel.
Beijos.

Ana Regiane Ivanski disse...

Oie!

Adorei a sua postagem...

Topa fazer uma lista das 10 coisas que mais ama na sua casa?
A postagem está lá no Casa Com Decoração.

Beijos
Regiane

Maria Célia disse...

Oi Maria Alice
Que lembrança linda para o aniversário do seu netinho. Nada como ter uma vovó tão talentosa.
Bjo

Anônimo disse...

De fato, não conseguimos tirar os nossos meninos da mente e coração. Eles são nossos tesouros.

Muito bem escolhido o texto para o seu lindo neto Gabriel. Parabéns! Que as bençãos de Deus sejam chuvas de graças na vidinha do seu menino.

Cibele